O que é Visual Merchandising?

Tempo de leitura: 2 minutos

Fusão de arquitetura, produto e consumidor, o Visual Merchandising compila o que compõe a temática de um estabelecimento comercial, revelando-se como diferencial de características singulares e indispensáveis ante a concorrência. Uma atmosfera convidativa induz à percepção da mercadoria em sua totalidade e contextualização, além de propiciar maior tempo de permanência do cliente na loja. No entanto, para que a proposição esteja de acordo com a intenção de venda, é preciso levar-se em conta, especialmente, perfil e lifestyle de seu público-alvo.

De acordo com Frutiger (2007), “numa economia caracterizada pela concorrência em constante crescimento, a anonimidade visual torna-se fatal. O consumidor não confia mais no produto anônimo, nem no serviço despersonalizado. Atualmente, a criação de uma identidade é cada vez mais necessária para se conquistar e manter um lugar no mercado”.

Visual Merchandising e Pontos Focais

Atenção especial deve ser dispensada aos Pontos Focais, ou seja, locais que atraem a atenção dos clientes; são “vitrines internas” da loja, elaboradas através da utilização de recursos cênicos – como texturas, cores, displays e focos de luz, dentre outros – que evidenciem produtos ou coleções específicas, por exemplo. Os Pontos Focais têm por objetivo evidenciar a proposta já apresentada na vitrine, de forma a destacá-la do contexto local – e “que surge nesse arranjo como uma aura ao redor do conjunto, opondo luz e sombra, produto e montagem, no sentido de edificar um cenário do parecer” (DEMETRESCO, 2007), aguçando o encantamento e o imaginário do cliente.

Visual Merchandising e Brandsense

Elementos visuais, que envolvem boa iluminação, layout, vitrine, disposição dos produtos ao longo do estabelecimento, sinalizações e cores que dialogam entre si, fazem com que o Visual Merchandising impulsione significativamente os resultados das vendas. Visto que o BrandSense aposta na sinestesia como recurso de sucesso, ao abarcar experiências que compreendem os cinco sentidos humanos, a sonorização e caracterização olfativa – vide Marketing Olfativo – compõem a atmosfera multissensorial.

O Visual Merchandising, quando associado à abordagem efetiva de BrandSense, resulta em composições coerentes, afirma a identidade da marca, gera impacto sobre o cliente – o que pode significar mudanças comportamentais positivas no ato da compra –, além de ser forte influenciador motivacional ao quadro de colaboradores.

Por Mirelli Fernandes, para blog OUI2b.

 

Bibliografia

DEMETRESCO, S. Vitrinas Entre-Vistas: merchandising visual. São Paulo: Senac, 2001.
FRUTIGER, A. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MARTINS, J. A Natureza Emocional da Marca: como encontrar a imagem que fortalece sua marca. São Paulo: Negócio Editora, 1999. TASKIRAN, Z. The elements of Visual Merchandising.

IMAGEM
CHOCO LA DESIGN. Brandsense.