Gift Corporativo – 7 dicas para reforçar sua marca.

Tempo de leitura: 7 minutos

00_Capa

Gifts geram branding, além de forte ponto de contato com o consumidor.

Os hábitos de consumo mudaram, a forma de comprar se aperfeiçoou, o marketing sofreu transições e conteúdo começa a ser o fator de decisão de compra, mas uma coisa permanece: o gift. Entende-se por gift, presentes, brindes personalizados e experiências que geram pontos de contato entre a marca e o consumidor. Por milhares de anos os presentes têm sido a cola interpessoal da sociedade. As trocas aparecem ao longo da história desde tratados de paz, oferendas para boas colheitas até o mundo moderno representando feriados, aniversários e datas comemorativas. Por mais que os gift também tenham mudado ao longo dos anos, algo que permanece inalterado é o que sentimos ao recebê-lo. Receber um presente nos faz sentirmos especiais. Normalmente quem nos dá o presente conhece nossos hobbies, interesses especiais e sabem o que nos tornam felizes. Em tempos de marketing de relacionamento como ferramenta de aproximação do público com a marca, nada mais expressivo para solidificar um relacionamento do que oferecer presentes. A rede de varejo faz isso há anos oferecendo gitf-cards com pontos, descontos e créditos para próximas compras, criando um elo muito forte com seus consumidores que sempre retornam felizes para gastar esses créditos. Em suma, gifts servem como forma de agradecimento, relacionamento e construção de branding.

Reforçando a presença da sua marca

Com a crescente demanda de gifts no mercado e a variedade de brindes promocionais que podemos encontrar, como sair do circuito das bugigangas e encontrar algo realmente especial e relevante para a sua marca dentro do marketing de relacionamento? O gift perfeito varia de acordo com a ação, e pode ir de algo muito simples até uma experiência baseada em sensações. Viagens, jantares, encontros com personalidades são algumas estratégias dentro do marketing de relacionamento. A escolha da melhor estratégia vai depender do storytelling que a marca quer construir. A escolha do brinde ideal tem que estar atrelada ao contexto da ação, uma sacola, por exemplo, em um ambiente de feira de negócios pode se tornar algo extremamente atraente e disputado, fazendo com que sua marca circule por diversos lugares, desde a feira até outros destinos. O importante é saber a hora, o local, a pessoa e a oportunidade certa. O case da Coca-Cola, por exemplo, com suas mini garrafas, botons e uma infinidade de brindes personalizados tornou a aproximação da marca com o público tão latente que podemos encontrar colecionadores, e isso faz do brinde um objeto de afeto com o consumidor. Por trás desse sucesso existe planejamento e, principalmente, investimento. O case de maior sucesso de gift colecionável no Brasil é o da Parmalat com “Mamíferos”, em 1997, que trocou durante quase três anos 15 milhões de bichinhos de pelúcia, divididos em 12 lançados no primeiro ano da campanha e, com o sucesso, a linha aumentou para 21 modelos, resultando num aumento de 20% de vendas para empresa.

 

7 dicas que você deve levar em conta na escolha do gift.

Aprenda como reforçar suas mensagens de marketing e como o uso de gifts mostra ao consumidor a importância dele para a marca. 

1. Útilidade

Não tenha a pretensão de ser mais uma caneta no porta objetos de seu cliente. Pense em coisas que ele realmente vai usar com uma determinada frequência. Estude o seu público-alvo na hora de pensar no gift, não tenha medo de entrar em contato com empresas que desenvolvem brindes para saber o que é mais usual para determinado público.

2.  Significado

Escolha algo que tenha sentido na vida do seu cliente, todo esse esforço dedicado na construção do relacionamento de vocês, com certeza, dará um direcionamento e um sentido para a escolha do gift. Por exemplo, se o seu cliente tem o hábito de praticar futebol, uma Gym Bag com a sua marca levará esse relacionamento muito além do que uma régua na mesa do escritório dele.

3. Funcional

Gifts podem ajudar seu cliente em uma tarefa específica, tornar seu trabalho e sua vida mais fácil. Você pode, por exemplo, dar um livro de negócios ou material informativo relacionados à área de atuação de seu cliente. Já imaginou a reação de um cliente ao receber um livro de técnicas de marketing eficazes para o negócio dele? Esse tipo de honestidade altruísta é uma forma correta de trazer para a sua marca relevância e uma impressão duradoura.

4. Social

O gift não precisa necessariamente ser algo tangível para a sua estratégia de marketing de relacionamento. Um presente social pode ter uma relevância muito maior para sua marca. Pense em um cliente que é fanático por futebol sendo presenteado com ingressos para a área VIP do estádio. Você o apanha em casa, o leva para um jantar antes da partida, e certamente algum assunto sobre negócios irá surgir enquanto, ao mesmo tempo, você fortalece o seu relacionamento. Dependendo do evento social, estender o convite ao cônjuge pode ser uma maneira de aprofundar ainda mais o relacionamento. Em uma só ação você deu ao cliente um gift e a você uma experiência de networking.

5. Divertido

Não tenha medo de pensar fora da caixa dando algo divertido para o seu cliente. Compartilhar risadas ao longo de um relacionamento também é uma forma eficaz de solidificar a relação de vocês. Mantenha o bom gosto profissional, mas não tenha medo de ser divertido, afinal o riso é o prazer da alma.

6. Sensorial

O marketing olfativo é um recurso sensorial que cria um vínculo emocional entre o cliente e a marca, gerando uma lembrança positiva da marca associada ao cheiro da fragrância, esses laços e memória são trabalhados ao longo do relacionamento.

Veja um exemplo de utilização de marketing olfativo numa campanha da Dunkin’Donuts:

7. Reconhecimento

Reconhecer talentos e destacá-los também funciona como um excelente gift em campanhas de relacionamento, e pode ser um excelente presente para os consumidores. Algumas marcas promovem concursos de ilustrações e as vencedoras são publicadas sazonalmente em suas embalagens.

 

Não importa o estilo do gift que você quer dar para os seus clientes, o que importa é ter sempre em mente que essa prática ajuda a estreitar laços e precisa ser a sua escolha mais poderosa. Se o gift que tem em mente para a sua ação não for útil, significativo, funcional, social, divertido, sensorial ou de reconhecimento, após ler esse artigo você pode querer reconsiderar. O gift tem que ser relevante, pois não adiantaria presentear com um vinho de safra doc com alto valor agregado se o seu cliente que não consome bebidas alcoólicas? Escolher o gift mais impactante para o seu público-alvo é algo simples, desde que essa ação transmita os valores corretos de sua marca. O brinde personalizado diz muito sobre sua marca. Após a sua escolha tenha sempre em mente que a embalagem e a mensagem que o acompanham também fazem parte da estratégia de sucesso da sua marca e que o grande segredo é fazer com que o consumidor, cliente ou colaborador se sinta privilegiado sempre.   Não quer perder nosso próximo artigo? Cadastre o seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novas atualizações.

 

Referências utilizadas neste artigo:

Bibliografia:
• Jim Taschetta, Diretor de Marketing da FreeMonee
• Susan Gunelius, CEO da KeySplash Creative Inc.
• Marina Pechlivanis, sócia-diretora da Umbigo do Mundo, agência especializada em gifting, e autora do livro Gifting.
• Estação Sebrae Online.