4 Dicas para uma feira de negócios bem-sucedida

Tempo de leitura: 4 minutos

Abrin-2014

Com o advento da Internet e das mídias sociais, conectar-se remotamente com clientes, fazer negócios e fechar grandes transações envolvendo vários países tornou-se uma prática rápida, confiável e eficiente – uma nova maneira de fazer negócios. Mesmo com todo esse acesso e facilidade ainda é imprescindível, no mundo dos negócios, as conexões IRL (In Real Life).

Aperto de mãos, troca de cartões e contato olho no olho ainda são a base para construção da confiança e solidificação de um bom relacionamento. Feiras de Negócios são, ainda, um dos melhores pontos de contato e uma excelente maneira de expandir network.

Apesar das feiras ainda serem parte crítica de uma estratégia B2B bem-sucedida ou de uma campanha de marketing B2C, elas também são grandes oportunidades de reforçar seu branding, engajar vendedores e consumidores, aumentando o buzz da sua marca.

Estratégias de Social Media podem amplificar seu relacionamento e engajar pessoas do ambiente virtual para o mundo real ou vice-versa e, se bem planejadas, revertem em um excelente relacionamento com seus fornecedores, vendedores e consumidores.

Ao inscrever sua empresa em um evento Trade Show tenha em mente essas quatro dicas:

Networking

Além da preocupação de se concentrar em ações de marketing para os participantes da feira, se concentre, também, em fazer networking com os outros participantes. Essa prática pode ajudar a criar impressões sobre o mercado, além da troca de experiências e possibilidades de parcerias.

Encantar o público com brindes e animações

Em um ambiente de feira é comum ver stands que são verdadeiras produções hollywoodiana, no entanto você não precisa gastar milhões para competir com essas produções.

Uma decoração básica que represente bem o ambiente de sua marca, um folheto que dê maiores detalhes sobre seu negócio, uma equipe de animação, personagens ou brindes atrativos – coerentes com o contexto (leia mais aqui), ainda são as melhores estratégias de retenção de público. Depois de tê-los, certifique-se de mantê-los.

Você vai precisar que sua equipe de vendas seja muito articulada e tenha informações completas à mão, além da capacidade de demonstrar e convencer de maneira simultânea. É isso o que garante o sucesso do stand e reverte negócios para marca – muito mais que um artifício de cenografia bem feita.

Faça parcerias com feiras que agregam valor à sua marca

Todos nós sabemos do alto investimento que é feito em uma feira. Antes de negociar seu espaço procure saber quais são as informações relevantes para direcionar seu investimento. Essa feira é filiada a alguma organização profissional? Qual foi o perfil do público no ano anterior? Qual o volume de negócios fechados na feira? Essas e outras métricas deverão estar disponíveis para que sejam fatores de decisão ao contratar um espaço. Nunca contrate um espaço sem antes avaliar essas questões.

Use estratégias de Social Media

Apesar do player de uma feira ser um formato antigo e conhecido por todos, não podemos ignorar a tecnologia, pois a melhor estratégia sempre será unir o melhor dos dois mundos.

A Social Media deve ser parte integrante de sua estratégia de Feira de Negócios. Construa consciência e emoção durante todo o evento. Utilize técnicas de marketing transmídia para transitar por todas as redes. Leve seu público de uma rede a outra até que ele conheça todo o conteúdo que sua empresa tem a oferecer.

Ofereça brindes diferenciados ou cupons exclusivos para o seu público das redes sociais – é uma forma de medir engajamento IRL.

Verifique quais são as hashtag oficiais do evento. Pegue carona em diversas estratégias de divulgação. Crie uma hashtag auxiliar, revertendo cada vez mais acessos em seu hotsite.

Um plano de divulgação muito bem estruturado em redes sociais, além de reverter público para seu negócio, pode, também, torná-lo coligado a outros expositores da feira, e esses se interessarem em pagar para dividir o espaço de mídia com você.

 

Bibliografia

Terrance Perez. Palestrante motivacional e ativista comunitário.
Sue Reynolds. Proprietária da Carmine Media