Como é [realmente] o dia de um analista de mídias sociais?

Tempo de leitura: 4 minutos

É muito complicado explicar a rotina de um analista de mídias sociais sem que as pessoas – que comumente utilizam essas ferramentas para o lazer -, se perguntem: – Mas como alguém é pago para passar o dia todo brincando no Facebook?

As mídias sociais representam mais de 600 milhões de pessoas conectadas com amigos, família, interesses pessoais e diversos jogos. Talvez para alguns pareça fantasioso que uma pessoa possa construir uma carreira em torno de algo que, para a maioria, é apenas um passatempo. A verdade é que as carreiras em mídias sociais estão se tornando uma tendência.

Acesse o seu Facebook e note como grandes empresas estão adotando as mídias sociais como legítimas ferramentas de marketing, seja enriquecendo suas marcas, criando presença, fortalecendo relacionamentos, postando dicas, cupons de descontos ou divulgando suas notícias.

Os profissionais que trabalham com mídias sociais podem ser de diversas áreas, sendo que as principais são: Marketing, Web Design, Comunicação e Jornalismo. Além disso, devem possuir um mix de habilidades entre as áreas de Marketing e Tecnologia, escrita tradicional forte e boa comunicação.

Um dia típico na vida desse profissional começa logo cedo, com a verificação de todos os canais de mídias sociais, para ver se há qualquer menção das marcas que ele gerencia. A mídia social nunca dorme, comentários exigem respostas imediatas. Às vezes, para tais respostas, é necessário se reunir com a equipe que cuida da imagem da marca e desenvolver uma resposta que solucione o problema, dúvida ou crise. Para exercer essa atividade é necessário ter sensibilidade em tempo real, e a pontualidade é prioridade em seu gerenciamento.

Na continuidade do dia podem acontecer reuniões de equipe para brainstorming, escrita de artigos para blogs, escrita de conteúdos para sites, planejamento e elaboração de estratégias para futuras campanhas, reunião com os gestores de departamentos para garantir que as estratégias estão no caminho certo e alinhadas com o planejamento de marketing off-line, atendimento ao cliente, sem contar o monitoramento e elaboração dos relatórios – só a função de escrever os relatórios para os clientes daria um artigo a parte deste.

E, por falar em relatórios, parte do dia também é dedicada à leitura dos relatórios de tendências e artigos de negócios, para ficar em contato com as mais recentes tecnologias e teorias de marketing de mídias sociais.

Analistas, além de acompanhar estatísticas básicas como seguidores, CTR (Click-through)*, fãs, comentários e tráfego, também monitoram as conversas que acontecem em torno da marca dentro e fora das suas páginas. Esse monitoramento serve para estruturar respostas que vão de acordo com o posicionamento da marca no mercado. Muitas vezes o analista de mídias sociais se reúne com vários departamentos, para educar os funcionários sobre o foco dos canais de mídia social e as formas em que eles podem contribuir e apoiar os esforços desenvolvidos nestes ambientes.

Sem dúvida, se você leu esse artigo até esse ponto, já deve ter percebido que os analistas de mídias sociais fazem muito mais do que passar o dia no Facebook, pois eles são responsáveis por um grande número de funções em torno das marcas e devem criar relacionamento dentro delas para apoiar seus esforços.

Um dia na rotina desse profissional pode ir muito além do marketing em mídias sociais e agregar elementos como atendimento ao cliente, conhecimento profundo sobre o produto, cultura da marca, relações com os colaboradores da marca e, dependendo da situação, pode envolver todos esses elementos ao mesmo tempo. Essas várias responsabilidades exigem boa capacidade de comunicação e potencial para centralizar informações de diversas áreas ao mesmo tempo. Muito além do que se divertir no Facebook, é uma carreira de raciocínio lógico rápido, sensibilidade e precisão, que envolve muita disciplina, pesquisas e estudos de novas tecnologias e plataformas em tempo real.

Ser um analista de mídias sócias é ter habilidades em promover uma marca por meio de novas tecnologias e plataformas não tradicionais, interagir com clientes atuais e potenciais em tempo real.

That’s all folks!

 

*CTR é a razão entre a quantidade de vezes de um anúncio (banner, link patrocinado ou qualquer outro link) versus a quantidade de vezes que ele é exibido.

Bibliografia:

Carmine Media