7 layouts que levarão seu perfil do Instagram para o próximo nível

Tempo de leitura: 6 minutos

Seu Instagram nunca mais será o mesmo… O “Planejamento irá te libertar!” essa foi a resposta dada a um cliente quando frustrado me procurou perguntando sobre ideias do que postar. Uma vez que você conhecer esse conceito ele irá te libertar também.

Ou seja, planejando você irá descobrir como construir uma presença visualmente forte e com uma mensagem consistente para a sua marca.

Quando a meta é vender no Instagram, lembre-se que não se trata de você e sim de seus clientes.

Por isso, ter uma rotina definida do que postar no seu feed irá mudar totalmente a sua relação com o aplicativo.

Você terá mais tempo para dedicar-se às postagens diárias de stories e irá interagir mais com sua audiência.

Ao mesmo tempo, terá uma estratégia de conteúdo completamente planejada para sua marca e poderá postá-la em sua galeria de imagens, a fim de atrair novos seguidores.

A primeira impressão é a que fica, sim!

Então, pense no Instagram como se fosse uma revista, na qual as pessoas chegam ao seu feed e veem todo o layout.

Quando novos seguidores chegam ao seu perfil pela primeira vez, tenha em mente que a visão geral da sua galeria de imagens é mais relevante do que os posts individuais.

Pensando nisso, você pode harmonizar sua galeria com imagens que transmitam os valores que quer imprimir nessa primeira visita ao seu perfil.

Então, neste artigo, vou ensinar para você sete maneiras estruturadas de como criar o seu feed no Instagram e de como mantê-lo visualmente atraente, organizado e impossível de ser ignorado.

Escolha a estratégia visual que mais combina com a sua marca e mão na massa!

7 layouts que transformarão sua galeria de imagens do Instagram

1. Tabuleiro de Xadrez

Esta é uma das galerias de imagens mais criativa e fácil de fazer. Conhecida como “Tabuleiro de Xadrez”, com ela você pode criar uma história inspiradora e personalizada para a sua marca.

Consiste basicamente em postar uma foto, e a próxima imagem é um template que deve seguir um padrão definido de texto e de paleta de cor.

Ideias para templates: frase motivacional, dicas, truques relevantes para uso de um produto ou, ainda, elaboração de pergunta ou solicitação de opinião diretamente aos seus seguidores, a fim de iniciar uma conversa em seu feed.

Engajamento não é apenas sobre seguidores e curtidas. Os comentários também são formas vitais para descobrir se as pessoas estão envolvidas e se estão conectadas com seu conteúdo.

2. Linhas Horizontais

Este é um dos melhores layouts de galeria, mas é preciso estar muito atento na hora em que você for cortar sua imagem, para não correr o risco de “irritar” os seus seguidores.

Conte uma história em três posts consecutivos, da esquerda para direita, que devem estar relacionados.

Pense além da experiência de quem está visitando o seu perfil pela primeira vez. Lembre-se, você tem seguidores.

No momento de planejar o corte é importante pensar nos seguidores existentes, pois eles podem já estar comprando de você ou, até mesmo, acompanhando sua marca de perto antes de decidir a compra.

Esses seguidores recebem, de forma desordenada, pedaços de fotos que não fazem o menor sentido (a menos que eles visualizem o seu feed completo para ver sua obra-prima).

Não importa o quanto as pessoas gostem de uma marca, é muito raro que elas continuem seguindo se sentirem vítimas de spam.

Por isso, planeje o corte para efetivamente dividir uma imagem com excelentes resultados. Para saber se acertou, cada imagem cortada, deve fazer sentido individualmente e servir o propósito da sua marca. Requer pensamento estratégico.

3. Linhas Verticais

Este layout é fácil de manter e é muito bonito de se ver.  A linha no meio da sua galeria é citada em um fundo branco.

Essa linha orienta os seus seguidores a continuarem rolando o feed.

Para manter a centralização da linha branca sempre poste as três fotos em sequência. No entanto, se você não cumprir essa regra as linhas se deslocarão no grid para direita ou para esquerda.

4. Linhas Diagonais

Este é um dos layouts mais populares e é utilizado por vários influenciadores digitais.

Como resultado, ele faz o seu tema do Instagram parecer consistente instantaneamente. Também é muito fácil de fazer!

Ou seja, tudo o que você precisa é (1) escolher um tipo de foto e (2) escolher uma cor. Em seguida, basta arrastar e soltar suas fotos para reorganizá-las assim:

5. Filtro e Paleta de Cor

Este é o layout mais simples, mais prático e de execução mais fácil. Basta postar sua foto sem precisar se preocupar com o layout como um todo, desde que se atenha ao mesmo filtro e combinação de cores.

Escolha um filtro, um esquema de cores ou um processo de edição, cumprindo-o de forma consistente. Você ainda pode mesclar esse layout com outras técnicas criativas mencionadas acima.

O importante é que suas imagens pareçam fazer parte de uma “família”.

6. Bordas Branca

Tenha um layout clean e criativo. As bordas brancas trazem uma sensação calma e podem ser utilizadas de maneira simétrica ou não.

Entre os diversos tipos de borda, você poderá escolher o estilo que mais tem haver com a sua marca.

Por exemplo, as bordas simétricas, também conhecidas como “aura”, têm todos os lados da imagem com a mesma espessura de borda. As bordas formando linhas verticais no grid são chamadas de “vela” e as linhas horizontais são as “sole”.

No entanto, você ainda pode escolher a combinação de “vela + sole”, criando uma combinação assimétrica cuja sensação é de movimento.

7. Quebra Cabeça

Monte um quebra-cabeça e conte uma história em execução. Esse tipo de layout envolve boas horas de planejamento criativo.

A galeria de imagens do seu perfil pode apresentar de 9 a 12 fotos, sem a necessidade de rolar o feed. Então, a ideia é preencher esses espaços com pequenos pedaços de fotos divididas.

Da mesma forma como foi explicado no item 2 deste post, o planejamento do corte deve ser levado em consideração, assim como a sua audiência, a qual será impactada com pedaços de fotos que podem não fazer nenhum sentido.

Essa estratégia é recomendada em situações pontuais. Por exemplo, quando você está começando nova conta no Instagram ou está no lançamento de uma campanha de determinado produto.

Leve em consideração a reação dos seus seguidores. O ponto alto deve ser a criatividade.

Acima de tudo, este layout requer pensamento estratégico e seu grau de dificuldade é alto. Portanto, o desafio é manter a alta qualidade de cada imagem após o corte, como também garantir que cada uma faça sentido sozinha.

Espero que aplique alguma dessas técnicas e que tenha muito sucesso com sua nova galeria, atraindo novos seguidores para o seu perfil.

No entanto, se achou complicado colocar as técnicas em prática e precisar de ajuda profissional, entre em contato e solicite um orçamento.

Se você gostou deste artigo, compartilhe!